quinta-feira, 8 de março de 2012

O que é um blog


Introdução

A Internet é uma grande provocadora de novos conceitos e atitudes. Blogs e fotologs são a atual “febre” da rede, pois permitem ao usuário fazer diários, relatos on-line, expor pensamentos, emoções e pontos de vista, compartilhando tudo isso com outras pessoas em todos os cantos do mundo, numa interação de forma jamais vista.

O termo blog é um neologismo derivado da união das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo, onde os navegadores registravam os eventos das viagens, principalmente aqueles ligados ao clima).

O blog, portanto, trata-se de uma abreviatura de weblog, onde web representa a própria Internet, e log caracteriza os registros que são realizados pelo usuário do blog - o blogger, ou blogueiro. De uma forma geral e mais simplificada, podemos considerar o blog como um diário eletrônico que as pessoas criam na Internet.


Algumas características dos blogs

O blog é definido como diário digital na Internet, que pode ser visto por qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, ideias e produções (BliG - http://blig.ig.com.br; WebloggerBrasil, http://weblogger.terra.com.br); permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons; e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos.

Lejeune (2000, citado por Komesu, 2004, p. 114) menciona o tratamento dado ao tempo, ao espaço e à estética como características importantes dos blogs.

A relação de tempo está presente no cabeçalho e na data que antecedem o corpo do texto e na própria apresentação dos textos (em ordem de data, da mais recente para a mais antiga ou ao contrário).

Os blogs chegam a ser considerados como produções síncronas, em razão da quase simultaneidade entre o que se escreve, sua veiculação na rede e seu acesso por alguém que esteja conectado.

Quanto às questões de espaço, em geral, nas matérias publicadas, há menções a locais determinados, para contextualizar as experiências sobre as quais se escreve.

Sobre a estética (design ou layout), existem alguns formatos disponíveis no próprio site que oferece o serviço e a hospedagem, o que facilita ao leigo a apresentação das ideias em seu blog utilizando os templates (modelos prontos para serem usados). Esses modelos garantem uma estética muito próxima da utilizada em revistas e jornais, ou seja, texto em colunas, editoriais, imagens, comentários.

Você já visitou algum blog? Já pensou em criar seu próprio blog?
Então, anime-se! É o que você vai fazer nesta unidade. Lembra-se dos textos que vinha elaborando e editando nas unidades anteriores? vai ter a oportunidade de publicá-los no seu blog! Pode ir localizando fotos, vídeos, artigos, pois vai precisar deles!


A questão da interatividade nos blogs

Outra característica fundamental dos blogs é a interatividade, definida pela comunicação que se dá entre o autor e seus leitores, muitas vezes num processo cooperativo para melhorar o conteúdo do blog. O uso de enunciados interrogativos também explicita um convite aberto à participação do leitor na discussão dos temas nos blogs. As ideias são divulgadas para que sejam lidas e discutidas com outras pessoas (visitantes do blog).

“A interatividade característica do suporte é evidenciada nessa produção de escritos sobre si, veiculados de maneira pública pela Internet. Não se trata dos segredos do indivíduo, velados pelas práticas diaristas tradicionais. Os blogs são redigidos para que as histórias pessoais sejam compartilhadas abertamente” (Komesu, 2004, p. 117).

Outra característica importante nos textos veiculados nos blogs é a presença contínua de links que remetem ao endereço de e-mail do autor, a outros sites, onde as matérias originais mencionadas no blog estão disponibilizadas, como artigos, notícias, eventos, campanhas, vídeos e fotos. Um dos links funciona como um espaço para enviar comentários, que permite o contato de pensamentos e opiniões entre o leitor e o autor do blog.

Tais características são marcas que sinalizam a crença na necessidade da busca do “outro” em questões importantes para a construção do sujeito e para a atribuição de sentido às idéias e imagens, independente dos suportes materiais que se utilizem para a comunicação entre eles (Komesu, 2004, p.119).

Fonte: Introdução à Educação Digital: caderno de estudo e prática / Beth Bastos...[et al.] - Brasília: MEC, SEED; 2008

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